Nacerdes malamura é a designação científica do caruncho.
Aspeto
Comprimento de 7-14mm.
Castanho-amarelado, com pontos pretos nos élitros (asas coreáceas).
Apresenta 3 estrias a todo o comprimento dos élitros.
Ciclo de vida
Os ovos são depositados na madeira húmida, em decomposição.
As larvas perfuram a madeira durante cerca de 9 meses e depois emergem no Verão.
Habitats
As larvas requerem que a madeira seja constantemente molhada, para que os fungos decomponham as fibras da madeira.
São duas das fontes principais de infestação em edifícios – madeiras estruturais húmidas devido a infiltrações pela água das chuvas, e peças de madeira debaixo de fundações em betão armado, caminhos e circuitos de pedestres.
Não esquecer que, historicamente, a madeira é a mais versátil matéria-ativa usada pelo homem, desempenhando um papel primordial no desenvolvimento das civilizações: armas e ferramentas, barcos e meios terrestres de transporte, instrumentos musicais e edifícios, mobiliário e papel são algumas das suas inúmeras aplicações. Assim, qualquer construção humana, com caráter patrimonial ou artístico relevante, pode ser destruída ou significativamente desvalorizada pelo caruncho da madeira.
Subespécies
O caruncho grande (hilotrupes bajulus, L.) é um dos mais importantes xilófagos em alguns países do sul da Europa, incluindo Portugal. Nos edifícios é frequente a sua localização na estrutura de madeira do telhado, localização favorecida pelo microclima ali existente.
Os carunchos pequenos mais representativos entre nós são: o Anobium punctatum, o De Geer e o Lictus sp. O Anobium punctatum é uma espécie de xilófago da maior importância económica, que ataca a madeira dos edifícios. A preferência do anóbio pela madeira velha explica porque os buracos feitos pelas suas larvas são aceites como evidência da idade da madeira; é raro, com efeito, que a madeira seja atacada pelo anóbio antes de 20 anos sobre o seu corte. As larvas da família dos Lictideos, à semelhança da dos Anobídeos, alimentam-se da madeira: o Lictus brunneus e o Lictus Fabricius são os mais representativos xilófagos desta família.
Tratamento
Limitando-se a nossa atuação aos dois básicos usos da madeira – edifícios e mobiliário – deve ser claramente compreendido que a madeira não se deteriora apenas com a idade; o caruncho detém um papel primordial na deterioração das madeiras usadas nestes dois contextos. É uma desvantagem para o proprietário de um espaço afetado por esta praga o facto de que o caruncho grande, com frequência, só se torne identificável depois de ter causado já graves estragos na madeira. Por este motivo, o grau de infestação de um telhado, por exemplo, deve sempre ser determinado por um perito, uma vez que algumas vigas podem ter de ser substituídas ou reforçadas em virtude da diminuição da resistência ocasionada pelas galerias abertas pelas larvas do inseto.
Porque a ação destruidora destes insetos se pode evitar, os tratamentos preventivos e curativos da madeira são extremamente importantes. A fumigação com gases e a imersão em solutos inseticidas adequados são exemplos das técnicas a empregar.