Alguns preferem a amizade de um cão, outros a sedução de um gato, outros ainda a alegria de um pássaro. Mas nem pensar em acolher baratas, formigas ou ratos! As nossas casas são, infelizmente, espaços muito requisitados por insetos e outras pragas urbanas nada desejáveis. Como mitigar o problema?
Através da implementação medidas de controle de pragas, que consiste na a regulamentação ou manejo de uma espécie definida como uma praga, membro do reino animal que impacta adversamente nas atividades humanas. A resposta humana depende da importância do dano causado e vai desde a tolerância, passando pela dissuasão e manejo, até às tentativas de erradicar completamente a praga.
No ambiente urbano
Em residências e ambientes urbanos, as pragas mais comuns são os roedores, insetos rastejantes e voadores e outros organismos que compartilham o habitat com os humanos e que se alimentam, muitas vezes provocando graves prejuízos. O controle dessas pragas é tentado por exclusão, repulsão, remoção física ou por combate através de meios químicos. Alternativamente, vários métodos de controle biológico podem ser usados, incluindo programas de esterilização.
Muitas vezes, o recurso aos inseticidas de venda livre em supermercados ou drogarias não apresenta os resultados desejados, quer por inadequação da substância aplicada, quer porque o grau de infestação é demasiado elevado. Quando assim é, não há dúvida de que só uma empresa credenciada em controle de pragas pode ajudar, cabendo-lhe a definição de quais as estratégias técnicas mais adequadas, eficazes e seguras para combater as infestações em espaços residenciais.
A Pragalgarve – Desinfestações, Lda. é líder no controle de pragas em todo o sul de Portugal. Somos experientes conhecedores das espécies que proliferam em toda esta zona. Contacte-nos e saiba porque centenas de clientes nos confiam as suas residências e jardins!